quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Mobilidade para as empresas - Infra-Estrurura

Mobilidade para as empresas - Infra-Estrurura

Por Rafael Magalhães 22/10/ 2008

O Forum Mobile + apresenta ao mercado corporativo estratégias e visões de futuro para a mobilidade total dentro das empresas. Questões de segurança e dificuldade em acompanhar as inovações estão entre os desafios a serem enfrentados.

Abrindo o primeiro painel do evento, Wagner Mancini, diretor de marketing e produtos da Galileo, mostrou números de pesquisas que revelam o forte crescimento do segmento nas empresas e falou sobre a maneira de pensar dessas companhias. "As empresas têm que pensar no que elas querem em mobilidade para os próximos anos. Essa é a visão que devem ter", explicou. Segundo dados do IDC, no ano passado, 64% das empresas já utilizavam alguma solução de mobilidade e outras 30% fariam isso dentro des seis meses a um ano. "Não podemos esquecer que a mobilidade começa já com o notebook. Já é previsto que esse ano as vendas nos EUA desses aparelhos superem pela primeira vez a venda de desktops", contou Mancini. A preocupação com segurança também foi abordada, uma vez que o funcionário poderá ter na palma da mão preciosas informações da empresa, uma vez que celulares por muitas vezes são perdidos. "É preciso que as empresas invistam também em segurança e backup remoto desses aparelhos. Informações cruciais podem ser acessadas de forma perigosa, caso haja algum problema do tipo", completou Mancini, que lembrou que antigamente, "as decisões corporativas sobre mobilidade eram tomadas pelo departamento de compras, hoje é o departamenteo de TI que cuida disso. Está tudo muito mais complexo".

A constante troca de aparelhos celulares e smartphones pelas empresas e seus executivos também é algo a que se deve atentar. Cristiano Oliveira, diretor de tecnologia da Spring Wireless, disse que essa troca faz com que o setor de TI trabalhe sempre mais, precisando alterar e atualizar sistemas a todo momento, e isso tem seu preço. "O custo em mobilidade está muito mais atrelado ao custo do ciclo de vida da solução utilizada, do que com o custo da aquisição", pontuou. Também utilizando números de órgãos internacionais, Oliveira fez uma observação: "Nas empresas, em médio e longo prazo, há a perspectiva que os gastos com celulares ultrapasse os gastos com telefonia fixa".

No segundo painel do dia, Luciano Campos, gerente nacional de soluções da TIM, apresentou as estratégias que a operadora utiliza para fomentar o mercado consumidor, com atenção especial ao case da empresa com os Laboratórios Medley. "Em oito meses, após a Medley utilizar nossa solução mobile, o setor de vendas deu um salto de R$ 330 mil para R$ 2 milhões", contou o executivo. O gerente de soluções móveis da Microsoft para a América Latina, Júlio Ramos, deu a opinião da empresa em relação aos future phones, os aparelhos entre os celulares básicos e os smartphones. " Esse tipo de aparelho está fadado a morrer, graças à queda no preço dos smartphones e aos hardwares dos future phones estarem cada vez mais semelhantes aos dos smartphones", explicou Ramos. João Moretti, diretor geral da Mobile People, fez outro comentário bastante profundo sobre os valores pagos por pacotes de dados, hoje em dia. "Acredito que vamos pagar, no futuro, a mesma coisa que pagamos pela conta de água, quando o assunto for dados. Pagaremos o quanto utilizarmos, sem pacotes 'fechados', mas flexíveis". Ainda sobre esse assunto, Júlio Ramos opina: " Creio que daqui há alguns anos, a médio prazo, as operadores terão controle total sobre o que é oferecido pelos aparelhos mobile existentes".
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